APRESENTAÇÃO

Visitando vários blogs de decoração,conheci o blog Brincando de casinha, da Mari Mello,conforme lia aquela postagem fui vendo que os meus sonhos poderiam tornar-se realidade,"a minha realidade".E resolvi fazer este blog, que ele possa tambem te ajudar a compreender que podemos decorar nossas casas simples ,com algo possível e muito amor,fazendo com que elas ,muitas vezes pequenas,como a minha, se tornem lugares bonitos e gostosos de se estar.
Que voce se torne uma seguidora deste blog.

Um grande abraço

Tina
relojes web gratis

Seguidores

VISITEM VOCES VÃO ADORAR!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

QUINTA- FEIRA - EFEITO VERDE

Oi gente querida!!!!
Antes de começar minha postagem de hoje, quero lhes dizer algo.
Ontem recebi um email de uma  moça que é minha visinha de cidade, ela mora em Guaxupé, uns 40 quilometros daqui, no email, disse que gosta muito do Sonhar e Realizar, e que visita tambem outros blogs de minhas amigas...ela começou seu próprio blog, e nos convida para visita-la, vou colocar aqui o link , tire um tempinho vá visita-la, eu já fui... tenho certeza que ela ficará muito feliz. 
Visitem  QUARTO DE JUNTADOS  , a dona deste cantinho se chama Fernanda.


Agora vamos à postagem de hoje, espero que voce goste e que lhe seja útil..

  
.

Não são todas as pessoas que tem a possibilidade de terem um jardim em casa...morando em apartamentos ou em casas com pouco espaço, se voce gosta de plantas e quer cultivar um jardinzinho , aqui vai umas pequenas dicas...
Primeiro: o jardim vertical pode ser feito de vários tipos de plantas, misturadas ou não. Tudo vai depender do seu gosto e bolso mesmo. Como exemplo de plantas que podem ser usadas, podemos citar:
 a) bromélia
b) Acorus
c) Bromélia
d) Pilea nummularifolia
e) bromélia
f) orquídea pingo de ouro
g) bromélia
h) orquídea
i) peperômia riscada
j) rhypsalis chata
k) peperômia
l) maranta
m) rhypsalis
o) Callisia repens
p) Trepadeirinha
q) Begônia
r) Avenca
s) Peperômia obtusifolia
t) Dendrobium 
Esse jardim por exemplo, foi feito utilizando fibra de coco (pessoal, xaxim não é ecologicamente correto!). Monte um quadro com tábuas de madeira na parede que vai receber o jardim vertical. Essas tábuas com o tempo ajudarão no desenvolvimento das raízes e fornecerão subestrato para as plantas. Depois, basta prender as plantas na placa de fibra de coco que ficará presa na parede. Ah, outra coisa importante: 
….uma a uma, vamos colocando as placas, tomando a precaução de calcular como será o crescimento de cada planta e assim evitar que o crescimento de uma prejudique o desenvolvimento de outra menor, e também às vezes até usando a sombra da maior para favorecer ou proteger uma planta menor que não aceita muita luminosidade…. 
Outra forma de fazer o jardim, é utilizando blocos de cimento, como o jardim abaixo: 

O primeiro passo é comprar os blocos de cimento de acordo com a área desejada, para calcular quantas unidades serão necessárias (observar se tem furos para escoar a água). Depois tem chumbá-los na parede. Agora, olha que dica legal: 
Além de decidir o tamanho e local da parede verde, você precisa escolher o estilo: a definição do tipo de planta é a etapa mais importante da montagem do jardim vertical. “Um mix verde passa uma cara mais tropical. Já as florzinhas coloridas dão um ar mais campestre”, diz a paisagista. É recomendável misturar plantas que tenham a necessidade do mesmo volume de água. Assim, quando você for regar, não corre o risco de uma das plantas ficar molhada ou seca demais. 
Se o jardim vertical for exposto ao sol, a paisagista aconselha comprar ripsales, russélia vermelha ou amarela, liriope e samambaia-do-Amazonas. Se a parede ficar à sombra, algumas espécies indicadas são barrigas-de-sapo, heras e samambaias. Para quem gosta de cores, outra que funciona bem é a planta peixinho, que dá flores vermelhas. 
Compre terra vegetal adubada e, ao colocar a muda no bloco, incline a planta a 45 graus. Com isso, ela crescerá para fora da parede, e não paralela à base. 
É preciso regar as plantas todos os dias para deixá-las sempre úmidas. Dica: regar mais a parte superior, já que a água escorrerá parede abaixo. A cada dois ou três meses é necessário afofar a terra, quadradinho por quadradinho. Quanto à adubação, ela deve ser feita uma vez por mês, com húmus de minhoca. 

Para aqueles que não podem querem gastar muito, pode-se fazer um jardim mais simples, colocando uma tela e pendurando os vasinhos diretamente na parede. A escolha da samambaia ajuda para que este seja um projeto econômico.
E aí, gostaram? O que estão esperando pra ter um?                                                     do blog DIAS A DOIS

                                                                    beijinhos
Tina




10 comentários:

  1. Oi, Tina!
    Que maravilhosos jardins! E eles sao realmente uma ótima solução para aqueles que têm pouco espaço para o cultivo de plantas...E além disso, também são uma opção muito bacana para enfeitar um cantinho ou uma parede que esteja vazia... O mais importante é cuidar com carinho e atenção,né?
    Tenho vontade de pendurar uns vasinhos em uma grade de ferro grande que temos aqui em casa...Vai ficar também uma espécie de jardim vertical...Vamos ver se uma hora dessas, eu consigo colocar a idéia em prática!
    Muito lindo este post!

    Beijinhos pra você, minha amiga!
    Teresa

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga! Aqui se chamam jardins suspensos! Ficam muitos bonitos e é uma solução muito boa para quem tem pouco espaço!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. UM SONHO SEU CANTINHO DE PLANTAS TINA. ADORO VERDE. BEIJOCAS E ÓTIMA QUINTA FEIRA...

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina


    Amei a floreira de ferro com os vasinhos,vou achar por aqui algo similar,mas tenho que pensar muito,porque na minha cidade venta demais,chega a derrubar os vasos grandes.Mas vou achar um jeitinho,pois amo plantas e esta minha floreira daqui e muito pequenina.Em Goiânia,meu apto que esta alugado tem uma floreira de fora a fora,sabe?,ele acompanha a sacada e faz a volta pelas janelas da sala e dos quartos,tipo um S deitado.E plantei várias roseiras e plantinhas,mas depois que tive que vir para outro Estado acompanhando o meu marido,a pessoa que alugou o apto não gosta de plantas e sem minha autorização cimentou minha floreita...pode?,hoje eu soube e pedi que ela mandasse retirar todo o cimento,pois coloca em risco até de cair a floreira que e funda,com cimento pesa demais,fiquei furiosa,tinha roseiras que plantei quando me casei.Caso ela não possa retirar,pois esta façanha ficara cara,vamos pedir que deixe o apto,pois não se trata assim o que não e seu.Furiosa.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  5. Tina adoro plantas!!!Uma casa sem esse lindo verde...perfumado,não tem vida!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Amiga!!!!!
    AAmmeei as plantas são lindas!!!!!!
    Quem dera tivesse lugar para ter flores e plantas na terra mesmo
    aqui onde olho é tudo cimento
    aff sofro!!!!!
    beijos doces

    ResponderExcluir
  7. Tininha queridaaa que lindos amei todos.

    Mas principalmente o 1º otima sugestão pra por no muro,esta grade e aproveitar mais o espaço.

    Grande beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Tina,
    Amo de paixão o verde, as flores,moro em apartamento e mesmo assim estou cercada de minhas plantinhas, não sei ficar sem elas.Agora o meu sonho mesmo é poder morar em uma casinha com um quintal bem gostoso cheio de plantas!!!!!
    Agora você sim está no Paraisocom tantas plantas lindas.
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Tina, escerevi um texto aqui e perdi tudo, ai que raiva rsss.
    Enfim, falei que amei essa ideia da grade e quero muito fazer , minha mae tem a grade e me daria, o problema é transportar etc, vasinhos, tenho medo que fiquem pesados, nao sei vou amadurecer a ideia ainda,mas amei esse post.

    bjs e bom fds

    ResponderExcluir
  10. Blogger Maca dijo...

    que fermosos jardins verticais, TINA!!!!, EU GOSTO MUITO DA PRIMEIRA FOTO.
    Guataríame ver a súa escada pintadinha rrss!!, beijos

    6 de noviembre de 2010 12:43

    ResponderExcluir

SEUS COMENTÁRIOS ME FAZEM FELIZ